Métodos

O Senhor Ian Dumbar, que muito admiro, diz que treinar cães é ensinar-lhes inglês como segunda língua. Acho esta frase muito interessante, primeiro porque tem piada, depois porque realça a importância da comunicação lembrando-nos que nós e os cães não falamos a mesma língua e que é necessário fazer um esforço para comunicarmos eficazmente com os cães.
Pode parecer básico, mas nem imaginam a quantidade de pessoas que não só acham que os cães têm a obrigação de fazer o que elas mandam, como pensam que eles percebem expressões como “senta”, “não” ou “vem aqui”.
Apesar de toda a minha admiração pelo trabalho do Senhor Dumbar, eu diria que treinar cães consistem em convencê-los a escolher fazer o que queremos que façam.
Há duas maneiras de o fazermos;
- Ou fazes o que digo, ou és castigado;
Ou
- Se fizeres o que te peço serás recompensado.
Apesar da segunda opção ser muito mais simpática que a primeira, tendemos a escolher o método negativo. Porquê? Porque é tradicional!
Não só a teoria de treino de cães se tem baseado neste método ao longo dos últimos anos, como foi assim que fomos ensinados e tratados pelos nossos pais, professores, patrões, chefes…
Lembro-me de ser castigada pelos meus pais, de levar reguadas na escola primária e, quanto ao trabalho, nem imaginam a quantidade de horas extraordinárias não remuneradas que trabalhei porque tinha medo que o meu contrato não fosse renovado…
É natural e humano tratar os outros, sejam filhos, empregados ou cães, da mesma maneira como fomos tratados.
Mas a ciência evolui e os comportamentos mudam. Hoje nenhuma criança é fisicamente punida na sala de aulas, acabaram-se as reguadas, as orelhas de burro, o ficar no canto a olhar para a parede e outros requintes de crueldade com que os professores nos brindavam. Os pais que pedem ajuda profissional para resolver os problemas com as crianças são aconselhados a incentivarem e a recompensarem os bons comportamentos: comes a sopa toda, podes comer gelado; manténs o quarto arrumado toda a semana e no domingo levo-te ao parque.
Talvez chegue o tempo em que os nossos chefes digam, fazem horas extraordinárias, são pagos a dobrar!
Piadas à parte, acredito que o tempo dos cães está a chegar, o método positivo dá tão bons resultados que só uma grande dose de ignorância pode justificar que alguém opte pelo método tradicional.
Mas o método tradicional não funciona? Funciona. E os cães obedecem? Sim, obedecem. Então, porquê mudar?
Porque a ciência diz que os cães aprendem melhor com métodos positivos, porque não precisamos de punir e magoar os nossos amigos caninos, porque criamos uma relação de amor e confiança… Porque não há nenhuma razão em fazer a mal o que podemos fazer a bem!
Na hora de escolher o treinador ou decidir como ensinar o cão a fazer as necessidades no sítio certo, lembrem-se que há dois métodos e escolham o melhor.

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."