A Importância da Sociabilização


Imaginem que um banco oferecia taxas de juro extraordinariamente altas para todos os depósitos feitos durante um determinado período de tempo. Não só correríamos a depositar todas as nossas poupanças, como pouparíamos activamente visto os juros serem tão altos. Em vez de ir ao cinema ou jantar fora, depositaríamos o dinheiro do cinema ou do jantar, sabendo que com os dividendos poderíamos ir ao cinema e comer fora durante o resto da nossa vida. Afinal, os juros são tão grandes que compensam todos os sacrifícios que façamos!
Se transportarmos esta ideia para o mundo dos cães, compreenderemos o que é a sociabilização.
A sociabilização é um período de tempo em que os cães estão altamente receptivos a aceitar os estímulos exteriores como naturais; é quando se define o que é habitual para o cão. Fora deste período, os estímulos estranhos podem causar medo e ser problemáticos. É como se a taxa de juros baixasse para níveis mínimos e, para receber o montante equivalente de juros, tivéssemos de depositar dez vezes mais dinheiro.
Claro que as metáforas financeiras são fáceis de entender, afinal lidamos com dinheiro todos os dias e fazemos contas todos os meses. Pelo contrário, a socialização canina é um conceito pouco divulgado; quando dizemos aos amigos que temos um cachorro é provável receber dez conselhos tipo “tens de lhe mostrar que tu é que mandas” para cada conselho sobre a importância da sociabilização.
Sociabilizar um cachorro é investir no futuro. É aproveitar o tempo que decorre entre a terceira semana de vida e, sensivelmente, os 4 meses para preparar o cão a enfrentar sem medo todas as situações futuras. Os frutos da socialbiização são vitalícios e, se pensarmos que o cão nos vai acompanhar durante cerca de dez anos, compreendemos bem a metáfora dos juros bancários: são mesmo muito altos!

Um comentário:

CC disse...

Não posso imaginar q um cão só me vai acompanhar por cerca de dez anos, tenho três em casa, será o mesmo que pensar, vais ter pernas só por xis de tempo, na verdade o que conta é o dia de Hoje e fazer de cada dia um dia, viver o Hoje...
CC

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."