Um caso de Natal



Costumo usar a expressão “cães de Natal” para me referir aos cachorros que são comprados ou adoptados para serem oferecidos como prendas de Natal. Uso-a com sentido pejorativo porque estou convencida que a maioria destes cães é abandonada até ao Verão pelos motivos habituais: dão muito trabalho, crescem, as pessoas vão de férias…
Quero acreditar que nem sempre é assim, mas… Apesar de não existirem estatísticas, a maior parte das vezes, é o que acontece.
O caso que apresento agora começa da maneira habitual. Um casal decide adquirir um cachorro de raça Labrador para oferecer aos filhos no Natal. A diferença surge quando o casal se mostra particularmente consciencioso e, em vez de optar por uma qualquer loja de animais, decide comprar directamente ao criador e visitar as instalações do criador antes de efectuar o negócio.
Esta é uma atitude que aconselho a todos os que optam por comprar um cão. Quem quer investir na compra de um cão deve ter o direito de conhecer os progenitores e as condições em que passam os primeiros meses de vida. Deve ainda poder exigir um documento certificando a compra/venda em que fique escrito todas as condições acordadas. Os bons criadores geralmente disponibilizam-se para aceitar o cão de volta caso a família deixe de poder cuidar dele por alguma razão. Também há algumas doenças hereditárias pelas quais os criadores devem ser responsabilizados no caso de o cão vir a padecer delas.
Enfim, há uma série de cuidados que devem ser acautelados e contratados por escrito quando se efectua o negócio.
Em relação ao casal que queria comprar o Labrador bebé, leiam o que aconteceu.

3 comentários:

Claudia Estanislau disse...

incrível, são criadores de nem nada menos do que 11 raças, bom trabalho CPC assim é que é! Enfim...

Claudia Estanislau disse...

incrível, são criadores de nem nada menos do que 11 raças, bom trabalho CPC assim é que é! Enfim...

Daniela Dionsio disse...

São os bons criadores em Portugal, ou neste caso criadeiros de quintal. é a vida já conheci sítios que estavam ligados a vários criadores, mas assim é muito mau os animais devem passar o dia nas boxes sem atenção.

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."