O tempo gasto na preparação é ganho na acção.

momentos felizes

Há muitos, muitos anos, trabalhei numa empresa chamada Dynargie que se dedicava a formação no âmbito empresarial. Num dos muitos seminários da empresa era citada uma frase de que nunca me esqueci: “O tempo gasto na preparação é ganho na acção.”
Não me lembro quem era o autor, nem a que é que ele se referia, mas sei que é uma verdade absoluta em relação ao treino de cães.
Quando se trata de ensinar ou modificar determinado comportamento a um cão não há atalhos possíveis, apenas trabalho, muito trabalho e mais trabalho.
Tudo se consegue, desde que seja fisicamente possível para o cão, até fazer o pino! Eu já vi e tenho testemunhas.
Como já uma vez aqui escrevi, ensinar um cão é como aprender a ler: ao princípio custa muito, à medida que vamos praticando torna-se mais fácil e, no fim fica para toda a vida!

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."