Tédio


Um dia, a Cláudia disse-me: se eu estivesse no teu lugar, fazia os cães trabalharem por comida. Foi uma das melhores sugestões que me deram em toda a vida!
Nada de trabalhos forçados, nem passar fome. Tarefas simples como “senta” ou “dá a pata” em troca de pedaços de ração. Os cães adoram! Tanto que, se me ouvem dizer “senta!, vêm logo todos a correr à espera do seu pedaço de ração. Mentira, o que eles querem não é o pedaço de ração. Se fosse isso, bastava irem até à malga mais próxima. É que eu tenho sempre uma malga com ração e outra com àgua à disposição. O que eles querem é a diversão e o jogo.
Os cães adoram jogos. Adoram esforçar-se para perceber o que eu quero que eles façam quando digo “deita” ou “busca” e adoram receber a recompensa quando, finalmente, percebem e executam a tarefa.
Todos sabemos que os cães adoram correr atrás da bola que lhes atiramos, e que o fazem alegremente vezes sem conta até darmos por terminada a brincadeira.
Os cães não perguntam porquê, nem qual é o objectivo de ir buscar a bola, ou, se nós queremos a bola porque é que a atiramos para longe outra vez. Para eles ,estes exercícios significam apenas brincadeira, e eles adoram brincar.
Além de brincar, os cães gostam de correr (faz parte da brincadeira), passear, comer e dormir.
Mas o dia é demasiado longo. Depois de os cães terem comido, e dormido e brincado connosco, ainda sobra muito tempo. Os cães entediam-se!
Se estamos presentes (no computador, a lavar a loiça, a pintar as unhas) vêm ter connosco e desafiam-nos para mais brincadeira. Encostam-se a nós, chamam-nos com a pata, olham-nos com olhos que dizem: - Dá-me atenção, por favor, dá-me atenção!
Se estamos ausentes (no emprego, nas compras, a dormir) procuram – e encontram – actividades para se entreterem: roer o sofá, esvaziar o caixote do lixo, esgravatar a terra dos vasos…
É que os cães não lêem livros nem gostam de ver televisão!
O tempo é muito e o tédio é imenso!
Claro que os velhotes só querem dormir. Mas os outros?
Tento ensinar os meus cães a entreterem-se sozinhos. Dou-lhes brinquedos como o kong e uma bola dispensadora de comida,ossos de roer, escondo pedaços de ração ou biscoitos nas mantas das camas deles. São boas maneiras de os manter entretidos, mas continua a não ser suficiente.
Para mim, a melhor maneira, é cansá-los! Com os meus cães, é o que resulta mais. Claro que não posso fazê-los correr quilómetros todos os dias, mas descobri que o cansaço “intelectual” tem o mesmo efeito. Uma sessão de “senta”, “dá a pata”, “deita”, “junto” não os cansa fisicamente, mas deixa-os prontinhos para se deitarem a descansar o resto da tarde.
Não sei se é do esforço que fazem a perceber o que espero deles, se é da excitação da brincadeira, se é por sentirem que lhes dou atenção. A verdade é que resulta! Depois posso sair de casa ou ficar tranquilamente a ler no sofá. Eles ficam a descansar, tranquilos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, eu também acho que eles se entediam e querem acção. Mas as minhas já estão velhotas e eu não as quero chatear muito. Dormem imenso, e eu penso que enquanto dormem estão em contacto com mundos maravilhosos aos quais eu não tenho acesso.
Mas tens razão, tens razão.
Beijinhos.
Isabela

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."