As melhoras da Spring


Ontem a nossa bela Spring tomou uma banhoca e está ainda mais linda. Ainda tem o pelo um pouco encardido nas patas traseiras, mas já está muito melhor. O pelo está mais macio e brilhante.
Ontem deu o primeiro passeio à trela. As patitas estão melhores e ela anda com menos dificuldade. Hoje de manhã até a apanhei a brincar com uma bola!
No passeio que demos, foi um passeio curto para não se esforçar muito, percebi que a Spring não sabe andar à trela. Aliás, esta cadela não parece ter sido ensinada a fazer nada, excepto as necessidades que faz sempre no exterior.
Penso que ter um cão deste tamanho não educado pode ser um problema que, eventualmente, leve ao abandono!
Acredito que as pessoas não abandonam os cães devido a problemas mas, sim, devido a falhas de carácter. No entanto, para as pessoas cuja formação não incluí o valor ético da responsabilidade, os problemas que os cães possam causar podem ser um factor decisivo para o abandono.
Acredito que a Spring deve ser ensinada para que possa ter um bom comportamento e para que passear com ela seja um prazer e não um stress. Nesse sentido, ontem iniciei os treinos com um exercício muito simples, que não implica esforço físico, uma vez que ela ainda está debilitada.
O exercício consiste em, colocando a mão em frente dela, ela toque com o focinho na minha mão. Toca e é recompensada com um bocadinho de biscoito.
A experiência teve um resultado positivo e um menos bom. A parte boa foi ter percebido que a Spring adora biscoitos. A menos boa foi que ela não percebeu o exercício, creio que por não estar habituada a que lhe peçam para fazer coisas. Não é grave. É só uma questão de paciência. Hoje vou repetir, várias vezes, até ela perceber.
Assim que entrar na lógica do treino (tu pedes-me para fazer algo, eu faço, eu sou recompensada) será muito mais fácil ensinar-lhe os comandos básicos do senta, deita, fica. Acredito que a nossa convivência com os cães é muito facilitada quando eles são ensinados a fazer o que o que lhes pedimos. A eles não lhes custa nada e, para nós é um sossego!

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."