Leishmaniose


Há tempos conheci uma senhora que trabalha como voluntária num canil onde abatem todos os cães cujo teste de leishmaniose dá positivo.
O Talibocas tem leishmaniose perfeitamente controlada. Toma ¾ de comprimido Alopurinol diariamente e faz análises ao sangue com regularidade. Os resultados das análises indicam que não há progressão da doença. A única marca visível eram as peladas, mas com a remoção dos tumores dos testículos, percebemos que as peladas não eram provocadas pela leishmaniose, mas sim, pelas alterações hormonais originadas pelos tumores.
Lembro-me quando essa senhora viu o Talibocas olhou para ele de um modo que não gostei. Parecia dizer que não havia lugar para ele no mundo. Referiu as peladas e disse que o pelo nunca mais ia crescer…
Ora o Talibocas está óptimo, tem pelo a crescer por todo o lado. Ainda se nota a diferença porque os pelos ainda não têm o tamanho normal, mas é só uma questão de tempo!
Claro que essa senhora não tem nada contra o Talibocas, apenas aprendeu que os cães que têm leishmaniose são para abater.
É assim porque a solução mais fácil é sempre o abate. A mais fácil, mas não a mais eficaz! É que a leishmaniose não se transmite pelos cães contagiados, mas pelos mosquitos. De que serve eliminar os cães, se não se eliminarem os mosquitos?

2 comentários:

Daisy disse...

É mais fácil esconder a cabeça na areia como a avestruz... É que os animais com Leishmaniose necessitam de tratamento e acompanhamento até ao resto dos seus dias e isso custa dinheiro! Os canis estão sempre a lutar com graves dificuldades económicas e nem o Estado, nem as Autarquias consideram uma prioridade salvar os animais recolhidos que estejam doentes. Pelo contrário, até os saudáveis são abatidos ao fim de determinado tempo!
Para certos 'donos' também é impensável gastar fortunas em veterinário com um animal doente, porque acham que ele é uma 'coisa' que deixou de ter utilidade (guarda, caça, companhia).
Quanto à prevenção, desconhecia que já existe uma vacina, pelo menos em Portugal, e as coleiras repelentes ou as pipetas contra flebótomos são caras e inacessíveis a muitas bolsas - por isso, se vêm muito mais animais abandonados nos últimos tempos.

Devia haver mais campanhas de sensibilização e informação, a começar nas escolas, para que as crianças de hoje não cometam os mesmos erros quando forem os adultos de amanhã! E ajudas... os animais na sua nobreza de carácter ficariam muito gratos.

Anônimo disse...

Infelizmente há muitas pessoas que pensam assim....Quando a duas das minhas cadelas foi diagnosticado a doença, houve pessoas conhecidas que o sugeriram...nós em casa nem quisemos equacionar tal hipótese...Faziam a medicação e os testes regularmente e a doença sempre se manteve controlada, uma vez que era a nível cutâneo.Infelizmente o perigo está em aparecer outro tipo de doenças e como têm as defesas mais em baixo poderão não resistir, e foi o que aconteceu.A minha Luna faleceu a 13 de Abril de 2008 e a minha Petra foi abatida a 22 de Abril do mesmo mês, uma vez que derivado aos vários tumores que tinha pelo corpo e como não reagia aos tratamentos, já não podíamos garantir-lhe uma boa qualidade de vida..Perdi duas das minhas meninas a seguir uma à outra.Ainda hoje custa e temos fotos pela casa....Um animal é mais um membro da nossa família e devemos garantir-lhe todo o bem estar possível,
Força Tabilocas, estás com um aspecto óptimo.
Beijinhos
Paula

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."