Passeios

Gosto de ver os cães à solta, a correrem atrás das borboletas, a cheirarem tudo…
Quando vivia na cidade era mais difícil, mas não deixava de os levar ao jardim, à praia.
Ontem falei com uma senhora que tem uma cadela braco alemão, vive numa vivenda no campo e vai mudar para um apartamento na cidade. Achou que a mudança tornaria infeliz a sua cadela que não está habituada a ficar fechada em casa, pelo que está a tentar encontrar novos donos para a bicha. Como não é fácil, começou a procurar donos entre caçadores que a quisessem para procriar, visto que a cadela não está ensinada a caçar.
As pessoas conseguem sempre espantar-me! Esta senhora está a tomar a atitude mais errada possível com as melhores intenções. Compreendo que há uma grande ignorância do que é a realidade dos cães neste país onde vivemos, mas não será de falar com pessoas que saibam antes de tomar uma decisão assim?
Expliquei à senhora que ao tentar salvar a cadela de viver fechada num apartamento, estava a condená-la a viver presa em meio metro de trela ou ainda pior. Haverá excepções entre os caçadores, sem dúvida, mas eu nunca vi cães de caçadores serem bem tratados, mesmo por aqueles que gostam de cães.
Lembro-me de, quando andava à procura de uma casa no campo, ter visitado uma casa com um grande terreno onde o proprietário, um caçador, tinha os cães. Eram cerca de 30 cães (o senhor gostava muito de cães, apesar de não precisar de tantos para a caça) que viviam presos em antigas coelheiras vedadas que não teriam mais de dois metros quadrados cada ou presos a meio metro de corrente. O local estava limpo, havia água fresca e palha nas coelheiras, mas…eram dois metros quadrados!

Um comentário:

Ana Alvarenga disse...

Estando com os donos, os cães estão felizes, seja em 500 km2 ou num T0...

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."