Uma História quase Verídica (segunda parte)



A Filó conseguiu encontrar donos para todos os filhotes, felizmente. Eu perdi o contacto com os bebés.
Posso imaginar que tenham esterilizado metade das quatro fêmeas. As outras duas terão acabado por engravidar, apesar dos cuidados dos donos. Posso supor que um dos donos das fêmeas grávidas tenha encontrado outros donos para todas as crias. Não é muito improvável que o outro dono tenha abandonado a cadela quando se apercebeu que ela estava grávida. Parece horrível – e é- mas esta situação acontece todos os dias por este país fora.
Posso continuar este exercício de imaginação e pensar o que acontecerá aos filhotes para cujo dono conseguiu encontrar novas famílias. Quanto à cadela abandonada grávida sei que vai parir na rua, que os cachorros correrão inúmeros perigos e alguns não sobreviverão. Os que sobreviverem poderão ter a sorte de serem adoptados, ou o azar de serem abatidos em qualquer canil municipal. Ou poderão continuar na rua e dar origem a mais ninhadas, estima-se que cerca de seis mil cães em seis anos.
Eis como uma pessoa que gosta de cães se torna responsável pela desgraça de milhares de cães em apenas seis anos. A Filó teve todos os cuidados, todos os carinhos, todo o amor, fez sempre o que lhe pareceu melhor cuidando da sua Fifi e o resultado foi desastroso.
Sei que parte desta história não passa de imaginação minha, mas as probabilidades de ser real são tantas que até dói. Como dói saber que há milhares de cães abandonados – uma associação fez uma estimativa de onze mil cães abandonados – e milhares que são abatidos.
A única solução passa pela esterilização massiva, é preciso esterilizar milhares de cadelas e gatas. Porque as mentalidades demoram a mudar, é necessário esterilizar quanto antes.

Um comentário:

Isabela Figueiredo disse...

Olha o amor do meu coração, e mais a Nikita e o Manel. Estou embevecida.

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."