Adeus, até à próxima


A Xica e o Guga terminaram hoje as férias na Casa do Pinhal. Os donos vieram buscá-los depois de uma viagem cansativa, e pareciam tão cansados que só tive vontade que eles se despachassem para poderem “aterrar” em casa o mais breve possível. Nem dei um último abraço aos meninos… Paciência! Durante estes dias tive ocasião de os abraçar e beijar muitas vezes. Também fui muito abraçada e beijada por eles, até demais!
São uns meninos muito queridos, muito amados pelos donos. Eles merecem.
É interessante reparar nas diferenças entre cães que são amados pelos donos e aqueles que são abandonados. Não há comparação possível. Os cães amados reagem à mudança para a Casa do Pinhal com confiança, tranquilidade, segurança. É apenas uma novidade, uma aventura. Os cães da rua são carentes, assustados, procuram estabelecer laços receosos do que possa acontecer.
Depois de ter convivido com tantos cães traumatizados, dá gosto receber estes cães amados; tão amados que a minha alma se compraz com a felicidade deles.
Agora tenho de ir, o Bóris, outro cão amado, está a chamar-me. Ele gosta muito de estar lá fora no pátio mas, chegando a esta hora, faz-me saber que é cão de casa e quer entrar para vir dormir no sofá.

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."