Bom Comportamento


Tenho uma amiga que reprova o facto de eu gostar de ensinar “truques” aos meus cães. Diz-me sempre que nunca ensinou nada às cadelas dela e elas se portam bem. É verdade.
No entanto, sou completamente a favor do ensino. Em relação aos meus cães tenho duas importantes razões para os ensinar. A primeira prende-se com questões de segurança. Se o Google saltar para cima de mim para eu lhe dar um biscoito, corro o risco de me desequilibrar e cair. Se os habituar a receber um biscoito cada vez que respondem ao meu chamamento quando estão a correr no campo, tenho mais hipóteses que eles me obedeçam numa situação que possa ser perigosa, como proximidade de estradas ou de outros cães. A segunda razão é que eles gostam, consideram uma brincadeira em que, além de lhes dar atenção, ainda lhes dou biscoitos.

Em relação aos cães hóspedes, o facto de serem treinados facilita-me muito a vida, principalmente com os cães de maior porte. Obedecerem ao “senta” quando querem mimos torna muito mais fácil, para mim, mimá-los. Se, em vez de estarem sentados, estiverem a saltar, corro o risco de levar uma cabeçada (já aconteceu) ou de me desequilibrar (também já aconteceu). Felizmente estas situações aconteceram com dois cães muitíssimo bem comportados e treinados, a Boo e o Max, o que me facilitou a prevenção de situações idênticas: primeiro mandava-os sentar e só depois os enchia de mimos e beijos.

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."