Nutrição I

Recebi uma informação de uma "companheira de luta" brasileira que transcrevo na íntegra:
"O correto conhecimento das fases de vida do animal ajuda a determinar de maneira lógica o manejo alimentar.
Filhotes recém nascidos:O melhor alimento é o leite materno, principalmente nas primeiras 48 horas de vida onde o leite é carregado de anticorpos que serão as primeiras defesas do filhote.
A partir da quinta semana de vida já podemos interferir na alimentação, oferecendo papinhas de legumes cozidos são recomendados: cenouras - beterrabas- inhame- batata barôa- abobrinhas verdes - xuxu- couve flor e brócolis.
Não utilize : repolho ( provoca gases e faz doer o intestino). Use óleo vegetal - cheiro verde ( salsa e cebolinha verde) ,alho e cebolas para dar um aroma , pode usar vinagre de alcool para fixar as vitaminas,ponha pouco sal e não coloque pimenta , use carne vermelha com pouca gordura, nessa fase uma gordurinha não faz mal. Bata no liquidificador ou mixer e sirva sempre morno com pão picado ou arroz cozido. Em 24 horas ofereça 4 refeições em 16 horas- uma a cada 4 horas excluindo 8 horas de sono.
A partir da 8 semana já pode introduzir aos poucos a ração especial para filhotes.Se fizer 600grs de papinha dê 150 grs fora o pão (50grs) ou duas colheres de arroz a cada refeição.Pode esquentar em banho-maria ou microondas e não reutilize a papinha que sobrou no dia seguinte.
São 150 gramas para CADA FILHOTE, coloque em potinhos individuais para que todos comam a sua própria comida, e não tomem a força a comida do outro, afaste os pratos para aprenderem a comer sem subjugar.
Fique atento , não esqueça de dar remédio para a verminose nas datas :
Esquema de vermifugação de filhotes de cães:
Primeira dose : 15 dias de vida - remédio líquido 1 ml por quilo de peso
Segunda dose: 30 dias de vida - remédio líquido 1ml por quilo de peso
Terceira dose : 60 dias - comprimido por peso
Quarta dose : 90 dias - comprimido por peso
Quinta dose : 120 dias - comprimido por peso
Sexta dose : 180 dias - comprimido por peso
Depois a cada 120 dias pelo resto da vida. ( 3 vezes por ano)
Esquema de Vermifugação para Filhotes de Gatos:
Primeira dose: 25 dias de vida - remédio líquido 1ml por quilo de
peso
Segunda dose: 40 dias de vida - remédio líquido 1ml por quilo de peso
Terceira dose : 70 dias de vida - comprimido por peso
Quarta dose : 100 dias de vida - comprimido por peso
Quinta dose .: 150 dias de vida - comprimido por peso
Depois a cada 180 dias pelo resto da vida. ( duas vezes por ano)
Fonte : Manual de Manejo de Abrigo de Animais - Enaira Vaz da Silva. Conceitos de Educação Zoo- Sanitária - Fundação Urbe-Natura.

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."