Girassol, o aniversário



Não se sabe o ano a que nasceu, muito menos, o dia ou o mês. Não se sabe a vida que a conduziu ao ex-abrigo de Vila Franca de Xira.
Foi “descoberta” juntamente com outros 140 cães pela Anabela. A partir desse momento, sabemos.
A Anabela fez questão de registar em imagens para que não nos esqueçamos, para que não volte a acontecer.
Quando o abrigo foi encerrado por ordem da Direcção Geral de Veterinária, a Girassol, e outros 40 ou 50, ficaram num outro abrigo, com melhores condições, com melhor alimentação.
No dia 26 de Setembro de 2008, fui buscar a Girassol. Estava à minha espera à porta do abrigo. Tivemos de a carregar ao colo para dentro da carrinha. Ela não se mexia.
Carreguei-a ao colo para dentro de casa. Encolheu-se a um canto e ficou. Assustada.
Passou-se um ano. Passaram-se muitos passos. Pequeninos.
Devagar, devagarinho a Girassol foi aprendendo que havia coisas boas, que a mão que se aproximava podia significar uma carícia e não uma palmada. Ganhou brilho nos olhos. Atreveu-se a abanar a cauda, a correr, a saltar, a aproximar-se das pessoas para receber festas.
Hoje é a rainha da casa, o meu braço direito.
A Girassol é um milagre que tenho o privilégio de presenciar todos os dias. Hoje é o seu aniversário.
Parabéns, Girassol!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Girassol!!!

Parabéns Inês, "Mamã" babada!

Maria Cristina Amorim disse...

Então PARABÉNS.
Por aqui quem fez anos foi o Mateus. Também ele não sei o dia e o mês em que nasceu, mas no dia 21 deste mês, fez dois anos que apareceu dentro de nossa casa, completamente em pânico e esfomeado. Tinha estado um temporal terrivel e nós por acaso até saimos. Quando voltamos ele vinha com o carro, não sabemos muito bem como, mas julgamos que dentro , ou por baixo do motor, bem escondidinho da trovoada, e com as almofadinhas das mãos sem pele. Lógico que ficou por cá até arranjar um dono, mas como é refeiro ninguem o quis...quisemos nós, e agora é mais um rei da casa.
Beijos a todos e boa recuperação á linda branquinha.

Karura disse...

Ai tão lindinha, parece que tem rimel nos olhos!

Doggy Palooza disse...

Agradeço.
A Girassol é, de facto, linda. Parece que tem os olhos pintados. Mas o mais bonito é a forma dela olhar, a minha flor dos olhos serenos...

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."