Não Abandone

Estou a par da realidade dos abandonos de animais em Portugal. Imensas pessoas entregam os seus animais de estimação nas associações e nos canis municipais ou, simplesmente, abandonam. Atirar cães pela janela de carros em movimento parece ser o novo passatempo nacional!
Porquê? Os motivos para as pessoas se “descartarem” dos animais de companhia são vários: casamento, nascimento de filhos, alergias (é incrível a quantidade de pessoas que desenvolve alergia a pelo de cão ou de gato), mudança de casa, falta de tempo, falta de espaço… Resumindo: quando adoptam as pessoas não o fazem conscientes da responsabilidade que estão a assumir!
Depois quando decidem “livrar-se” deles, e como gostam muito dos bichinhos, tentam encontrar-lhes novos donos, o que é difícil, porque há muitos mais animais que donos disponíveis. Caso não consigam, o que acontece a maior parte das vezes, recorrem às associações. Ora todas, mesmo todas, as associações estão lotadas, muitas estão sobrelotadas! É nesta fase que entram os canis municipais que, pela sua natureza, não podem recusar a entrega de animais! Em contrapartida, pode abatê-los. Quando são animais recolhidos da via pública, a lei prevê um prazo de 8 dias para que possam ser reclamados pelos donos. Quando são entregues pelos donos, podem ser abatidos imediatamente.
Não pensem que estou contra os canis, não é verdade. Os canis não são a causa do problema, são a consequência!

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."