O campo


Além dos caçadores e dos pastores, os saloios usam os cães para guardar as casas. Alguém utilizou a expressão “alarme com pelo” e acho que está muito bem empregue. Servem para dar o alarme quando alguém se aproxima. Para isso são amarrados, geralmente com meio metro de corrente, a uma casota (vá lá que têm abrigo). Deixam perto uma tina com água e vão deixando uns restos de comida.
Às vezes, esquecem-se de mudar a água que vai esverdeando, às vezes esquecem-se de deixar comida…
Desparasitantes, esterilização são palavras que não entram no vocabulário dos saloios.
Às tantas os cães morrem. Enterram-se no fundo do quintal e substituem-se por outros. O que há mais são cães!
Reconheço que este cenário tende a mudar. As sensibilidades vão evoluindo e algumas pessoas já têm conhecimentos que lhes permitem perceber que os cães devem ser vacinados, desparasitados, soltos…
Na aldeia onde moro há, pelo menos, 5 casos de pessoas que tratam bem os cães, sem contar comigo. Haverá mais, mas não conheço.
Gostaria de ter uma visão mais optimista, mas hoje estou zangada, frustrada por todos aqueles que não consigo ajudar. Gostaria de mudar-me para uma outra realidade.

Nenhum comentário:

"Sempre que um cão sai das minhas mãos para uma nova família, desejo que o tratem tão bem, ou ainda melhor, que eu. Desejo que compreendam que o cão não entra na suas vidas para os fazer felizes, mas, inversamente, a ideia é eles fazerem feliz o cão."